Jornalistas detidos no Iraque

As tropas norte-americanas em Fallujah detiveram a 24 de Junho Amer Ali, operador de câmara da Associated Press Televisivion News, quando este se deslocou ao local onde um carro-bomba matara, na noite anterior, vários marines, deixando outros feridos.

Uma semana antes, a 17 de Junho, forças iraquianas e dos EUA haviam detido o director do diário “Al-Sabah”, Hadi al-Anbaki, quando este cobria os efeitos de um ataque à bomba em Diyala. O jornalista só foi libertado após quatro dias sob custódia.

O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) contesta as detenções arbitrárias efectuadas pelas tropas dos EUA e as autoridades do Iraque, que detêm regularmente repórteres sem os acusar de nada concreto ou dar quaisquer explicações.

Aliás, de acordo com a organização, há pelo menos oito jornalistas iraquianos que trabalham para órgãos de comunicação ocidentais que estão detidos há várias semanas, por supostamente constituírem um “risco de segurança para o povo iraquiano e para as forças da coligação”.

Partilhe