Jornalistas detidos na Síria

A prisão dos jornalistas Nabil Fayad, a 30 de Setembro, e de Jihad Nasra, a 1 de Outubro, motivou o envio de uma carta da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) ao chefe de Estado da Síria, país onde também o fotógrafo curdo Massud Hamid se encontra detido há mais de um ano.

Na missiva, datada de dia 8 de Outubro, a RSF apela à libertação de Nabil Fayad, Jihad Nasra e Massud Hamid, lembrando que não são conhecidas as acusações que pendem sobre os dois jornalistas, e acrescenta que, no caso do fotógrafo, as acusações devem ser retiradas.

“O governo sírio não pode continuar a asfixiar a liberdade de expressão, sobretudo na Internet, com impunidade e em flagrante violação dos tratados internacionais que o país assinou”, diz a RSF.

Nabil Fayad colabora no sítio “Annaqed” (www.annaqed.com), de cariz político, no diário do Kuwait “al-Seyassah” e é um dos fundadores do “Liberal Syria” (www.liberalsyria.com), um grupo de discussão na Internet.

Nos seus artigos, o jornalista tem criticado o obscurantismo religioso e apelado à democracia e à liberdade de opinião, razão pela qual já foi admoestado pelos serviços de segurança sírios e censurado na Síria e noutros países árabes.

Por seu lado, Jihad Nasra participa no portal noticioso “Levant news” (www.thisissyria.net), tendo estado também na fundação do “Liberal Syria”.

Já Massud Hamid foi preso a 24 de Julho de 2003, um mês depois de tirar fotografias a uma manifestação curda em Damasco, sob a acusação de pertencer a uma organização ilegal.

Partilhe