Jornalistas despedidos por contestarem interferência política

Seis jornalistas foram despedidos e outros sofreram suspensões e sanções disciplinares por contestarem, ao longo dos últimos três meses, a nomeação de Gu Bon-hong para presidente do canal televisivo sul-coreano YTN, por acreditarem que este pretende dar ao governo maior controlo sobre a estação.

Para demonstrar o apoio da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) a esta “luta pela independência editorial” da Associação de Jornalistas da Coreia (JAK), o presidente da organização, Jim Boumelha, deslocou-se a Seul e instou Gu Bon-hong a anular as suspensões e sanções e a readmitir os profissionais demitidos.

“Eles arriscaram as suas carreiras para resistir à interferência política no jornalismo e todos os jornalistas coreanos, bem como os jornalistas de todo o mundo, devem aplaudir esta atitude”, afirmou Jim Boumelha a propósito dos camaradas de profissão despedidos.

De acordo com a FIJ, a JAK e outros grupos cívicos têm denunciado continuamente tentativas de manipulação dos média por parte do governo de Lee Myung Bak, mas a situação não tem conhecido quaisquer melhorias.

Partilhe