Jornalistas debatem o poder no desporto

A questão do poder no desporto vai ser o tema da terceira conferência da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), e de duas outras organizações, a efectuar em Copenhaga, na Dinamarca, entre 10 e 14 de Novembro.

“Play the Game 2002” é o nome oficial da conferência, que terá como título “Desporto: Quem Tem o Poder”. Em causa está responder a perguntas sobre o direito da opinião pública a conhecer o modo como a FIFA utiliza as fortunas que obtém através dos contratos de publicidade e de cedência dos direitos televisivos dos jogos. Ou saber se, enquanto organização, a FIFA deve ser transparente de forma a ser olhada como uma instituição verdadeiramente democrática.

O programa prevê o debate de um leque alargado de questões, como os direitos humanos e as mulheres no desporto, o “doping”, a crise na indústria desportiva, a corrupção ou os riscos da vida sedentária.

Os parceiros da FIJ na organização deste evento são a International Sport and Culture Association (ISCA) e a Sports Intelligence Unit (SIU). O encontro tem o apoio de várias instituições dinamarquesas, entre as quais a Associação de Jornalistas Desportivos da Dinamarca e o Ministério da Cultura.

Entre os oradores convidados, estarão Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol e candidato à presidência da FIFA, cargo para o qual o suíço Sepp Blatter foi reeleito recentemente, o repórter britânico Andrew Jennings e os alemães Thomas Kistner e Jens Weinreich, jornalistas responsáveis pela publicação de alguns dos maiores escândalos relativos ao futebol até hoje revelados.

Os delegados indicados por organizações filiadas na FIJ, como é o caso do Sindicato dos Jornalistas, terão um desconto de 25 por cento na inscrição. Informações sobre subsídios de viagem para jornalistas de países menos privilegiados estão disponíveis no sítio da organização, o www.play-the-game.org.

Partilhe