Jornalistas de Porto Rico recuperam acesso ao Senado

Os jornalistas porto-riquenhos voltaram a ter acesso à galeria de imprensa do Senado depois de o presidente deste órgão, Thomas Rivera Schatz, ter levantado uma proibição imposta a 24 de Junho, quando se ia começar a discutir o orçamento do território.

Na altura, Schatz não deu qualquer explicação para a proibição da presença dos jornalistas, mas mais tarde alegou que uma fotógrafa tinha tentado tirar fotografias indevidas a papéis que tinha na sua secretária, sem contudo identificar a profissional ou o órgão ao qual ela pertencia.

A proibição aos repórteres da imprensa escrita durou um dia, enquanto a dos fotojornalistas só foi levantada a 29 de Junho, quando várias organizações de comunicação social solicitaram ao Supremo Tribunal de Porto Rico que emitisse uma ordem nesse sentido, dado o carácter aberto das sessões legislativas previsto na Constituição.

Este incidente é o segundo do género em pouco mais de dois anos, depois de no início de 2008 os jornalistas terem sido impedidos de assistir a uma reunião do Congresso onde se ia discutir uma lei que afectava os sindicatos.

“No geral, há uma tendência de secretismo no governo de Porto Rico. A nossa organização já foi levada a instaurar queixas por coisas tão simples como estatísticas de mortes do departamento de Saúde”, afirmou Oscar Serrano, co-director executivo do Centro para o Jornalismo de Investigação, em San Juan, capital porto-riquenha.

Partilhe