Jornalistas da SIC querem discutir soluções

Os jornalistas da SIC reuniram-se em plenário, com a presença de membros da direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ), e decidiram, por unanimidade, que a administração deve discutir as soluções para os problemas da empresa com as organizações representativas dos trrabalhadores, nomeadamente o SJ.

O plenário decorreu a 6 de Novembro, na sequência do anúncio, pela administração da empresa, de medidas visando a redução dos postos de trabalho. Em moção aprovada por unanimidade, os jornalistas exigem que a administração preste esclarecimentos sobre a situação da SIC e discuta “a maior gama possível de soluções” com as organizações representativas dos trabalhadores, nomeadamente o SJ.

Na moção rejeita-se “qualquer processo de abordagem selectiva de jornalistas com vista ao seu despedimento” e acrescenta-se que qualquer processo de rescisão de contratos só pode acontecer por mútuo acordo, desde que esteja garantida toda a liberdade negocial.

Um novo plenário da Redacção foi marcado para 20 de Novembro, às 21 horas.

Reproduzimos a seguir o texto integral do comunicado da direcção do SJ, que inclui a moção aprovada pelo plenário:

COMUNICADO

SITUAÇÃO DA SIC DEVE SER DISCUTIDA

“Reunidos ontem à noite em plenário, com a presença de membros da Direcção do Sindicato dos Jornalistas, os jornalistas da SIC discutiram a situação criada com o anúncio, pela Empresa, de medidas de redução dos postos de trabalho.

“Nos trabalhos, foram ponderados os direitos dos jornalistas enquanto trabalhadores. Por outro lado, foi vincada a necessidade de qualquer processo de abordagem às alegadas dificuldades da empresa passar pelo esclarecimento da sua situação e pela discussão da maior gama possível de soluções. Tal análise e tal discussão deve ser feita com as organizações representativas dos trabalhadores, nomeadamente com o Sindicato dos Jornalistas.

“Ficou igualmente claro que nem o SJ nem os jornalistas se opõem ao direito das empresas a implementar sistemas de rescisão dos contratos por mútuo acordo, desde que estes sejam de adesão voluntária, rejeitando-se assim processos assentes em abordagens selectivas, e desde que seja garantida inteira liberdade negocial.

“Neste contexto, os jornalistas aprovaram por unanimidade a seguinte:

MOÇÃO

“Reunidos em plenário em 6 de Novembro de 2002, os jornalistas da SIC decidem:

1. “Exigir à Administração o esclarecimento, através das organizações representativas dos trabalhadores, nomeadamente o Sindicato dos Jornalistas, da situação económico-financeira da empresa;

2. “Exigir à Administração a discussão, através das organizações representativas dos trabalhadores, nomeadamente o Sindicato dos Jornalistas, de soluções para os problemas da empresa;

3. “Exigir a suspensão de qualquer processo de abordagem selectiva de jornalistas com vista ao seu despedimento, sem prejuízo do direito da empresa de criar programas de adesão voluntária e de negociação livre de rescisões;

4. “Apelar aos jornalistas com funções de Chefia e Direcção para que não aceitem a injusta responsabilidade de elaborar ou participar na elaboração de listas de jornalistas a dispensar, ou mesmo de os contactar;

5. “Voltar a reunir em plenário no próximo dia 20 de Novembro, pelas 21 horas.”

“Nesta conformidade, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas vai solicitar imediatamente ao Conselho de Administração da SIC uma reunião com vista ao cumprimento da referida moção. Finalmente, o SJ mantém a sua disponibilidade para apoiar, no plano sindical e jurídico, os jornalistas da SIC.”

Partilhe