Jornalistas da Sábado, SIC e Antena 1 vencem Prémio Novartis Oncology

Os jornalistas Luís Silvestre (revista Sábado), Cristina Freitas (SIC), e Jorge Correia (Antena 1) são os vencedores do IV Prémio de Jornalismo Novartis Oncology, que distingue “a excelência jornalística na abordagem ao tema cancro”.

Todas as peças foram divulgadas em 2009: o trabalho “O Cancro Sob Controlo”, na Sábado de 5 de Março; a peça radiofónica “Cancro: Esta espera mata-me…”, na Antena 1 a 28 do mesmo mês, e a reportagem televisiva “Histórias de Sucesso”, na SIC, a 25 de Dezembro.

De entre as 54 candidaturas enviadas, estes três trabalhos foram considerados pela comissão de avaliação como “os que mais contribuíram – nas suas respectivas categorias – para informar a população portuguesa sobre as temáticas relacionadas com as doenças oncológicas”, tendo sido galardoados com um troféu e um prémio individual no valor de 5000 euros.

Pela “relevância da temática e qualidade do conteúdo” foram ainda premiadas as reportagens da Notícias Magazine (DN e JN) “Saber Viver com Cancro”, da jornalista Célia Rosa (publicada a 1 de Fevereiro), e da TVI “Esperança de Vida”, da jornalista Conceição Queiroz (difundida a 19 de Julho), ambas com uma menção honrosa constituída por um troféu e um prémio individual no valor de 1500 euros.

Na análise dos trabalhos foram tidos em conta a abordagem do tema, a originalidade, a estrutura, o conteúdo e o alcance social.

O júri, presidido por Pedro Berhan da Costa (presidente do Gabinete para os Meios de Comunicação Social), integrou ainda Ricardo da Luz (presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia), Fernando Cascais (director do Cenjor), Francisco Belard (representante do Clube de Jornalistas) e Maria de Belém Roseira (personalidade convidada nesta edição).

Segundo os seus promotores, o galardão visa “estimular as iniciativas jornalísticas que mais contribuem para uma melhor informação à população, quer sobre as temáticas relacionadas com o cancro, quer sobre as terapêuticas capazes de prolongar e melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos”.

A quinta edição do prémio distinguirá trabalhos realizados durante o presente ano, devendo as candidaturas ser enviadas até ao prazo limite de Fevereiro de 2011.

Partilhe