Jornalistas da RTP agredidos

O Sindicato de Jornalistas (SJ) condena veementemente a agressão de que hoje foram vítimas dois jornalistas da RTP, durante o exercício pleno da sua missão: informar imparcialmente sobre um acontecimento.

O SJ sublinha a gravidade da agressão de que foi vítima o repórter de imagem que, apesar de identificado, sofreu agressões físicas e necessitou de assistência hospitalar. Esta situação é absolutamente inadmissível num Estado onde o direito à informação é constitucionalmente garantido.

É absolutamente reprovável que dois cidadãos sejam agredidos no exercício da sua profissão. Mais ainda quando a sua missão profissional é informar imparcialmente um determinado acontecimento.

O SJ lamenta que num país democrático onde o direito à informação é constitucionalmente garantido, situações como esta continuem a existir ameaçando o exercício pleno do jornalismo.

O SJ exige às autoridades o apuramento, até às últimas consequências, de responsabilidades neste caso e disponibiliza, desde já, todo o apoio necessário aos jornalistas em causa.

Partilhe