Jornalistas da RFE presos no Turquemenistão

Os jornalistas da Radio Free Europe (RFE), Rakhim Esenov e Ashyrguly Bayryev, foram presos por agentes do Ministério da Segurança Nacional do Turquemenistão a 26 de Fevereiro e 1 de Março, respectivamente, denunciou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

A organização receia que ambos os profissionais estejam a ser alvo de tortura ou maus tratos e solicitou a sua libertação imediata em carta enviada ao presidente Separmurat Nyazov.

Na missiva, a RSF revelava-se particularmente preocupada com o estado de saúde de Rakhim Esenov, que conta 78 anos e sofre de problemas cardíacos. O jornalista e escritor foi detido pelas autoridades sob a acusação de “contrabando” de exemplares do seu romance histórico, passado no século XVI, o qual foi publicado na Rússia e proibido no Turquemenistão por conter “erros históricos”.

Posteriormente, Rakhim Esenov foi ainda acusado de “incitação ao ódio social, étnico e religioso”, ofensa que incorre numa pena de quatro anos ao abrigo do código penal turquemeno.

As razões oficiais para a detenção de Ashyrguly Bayryev, de 50 anos, são ainda desconhecidas, mas a chefe do serviço turquemeno da RFE, Naz Nazar, diz estar convencida de que ambos os jornalistas foram presos pelo seu trabalho na estação, que é conhecida pelo seu empenho na defesa dos valores democráticos.

Partilhe