Jornalistas da Radio France em greve

Os jornalistas da rádio pública francesa estão em greve desde dia 27 pela equiparação dos seus salários aos dos profissionais da televisão estatal, uma vez que estão sujeitos ao mesmo acordo colectivo.

Segundo o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) francês, as diferenças de salário entre profissionais de categoria similar na rádio e na televisão variam entre 17,5% e 20%, apesar do acordo colectivo que os rege ser o mesmo.

Os sindicatos enviaram uma carta de protesto ao primeiro-ministro, Jean-Pierre Raffarin, e ao ministro da comunicação, Jean-Jacques Aillagon, o qual declarou publicamente a 28 de Janeiro que não se podiam comparar salários de empresas diferentes e que esses assuntos se resolviam no quadro de cada empresa.

De acordo com os sindicatos, a greve está a ter uma adesão maciça por parte dos jornalistas, dos técnicos de som e dos documentalistas das várias estações da Radio France, tendo os realizadores entrado em greve à meia-noite de dia 28. Como consequência, a maior parte dos programas de informação foi cancelada e substituída por música.

Partilhe