Jornalistas da Lusa contra o fim das negociações

Os jornalistas da Agência Lusa decidiram pedir ao Ministério da Segurança Social e do Trabalho a passagem à fase de conciliação das negociações do Acordo de Empresa. Esta foi uma das decisões do plenário ocorrido na terça-feira, 16 de Julho, à porta da sede da empresa.

A recusa da administração da Lusa em prosseguir as negociações levou os jornalistas a pedir uma reunião ao ministro da tutela.

Um novo plenário de Redacção ficou marcado para a primeira quinzena de Setembro.

É o seguinte o texto integral da nota à Redacção emitida pelos delegados sindicais da Lusa, na sequência do plenário:

Informação à Redacção

O Plenário da Redacção da Lusa, reunido à porta da sede da empresa em 16 de Julho de 2002, para analisar a situação decorrente do encerramento unilateral das negociações pela Administração e imposição de um aumento de 1%, perante a recusa da Administração em continuar as negociações do AE, decidiu:

1 – Solicitar ao Ministério da Segurança Social e Trabalho, com carácter de urgência, a passagem à fase de conciliação das negociações do Acordo de Empresa da Lusa;

2 – Marcar novo Plenário de Redacção para a primeira quinzena de Setembro para decidir formas de luta caso não tenha havido evolução positiva da situação.

Nota: De acordo com a resolução do último Plenário de Jornalistas, vai ser pedida uma reunião ao ministro da tutela.

Partilhe