Jornalistas da Al-Jazeera detidos por tropas dos EUA no Iraque

A detenção de dois jornalistas da Al-Jazeera, estação televisiva do Qatar, pelas tropas norte-americanas no Iraque preocupa o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

As forças dos EUA detiveram a correspondente Atwar Bahgat e o repórter de imagem Yasser Bahgat durante a madrugada de 10 para 11 de Setembro, em Bagdade.

Atwar Bahgat declarou ao CPJ que tudo aconteceu quando estava com o operador de imagem a filmar junto à Ponte de Ghazaliya, vedada pelas tropas norte-americanas após uma explosão que, alegadamente, tivera lugar horas antes.

Os soldados aproximaram-se, mandando que se afastassem da ponte, mas como os jornalistas continuaram a filmar, mesmo afastados, os soldados agarraram de imediato Yasser Bahgat.

De acordo com Atwar Bahgat, os soldados colocaram-nos num veículo e levaram-nos para um centro de detenção no Aeroporto de Bagdade, onde foram questionados sobre como haviam tido conhecimento da explosão. Um dos militares que os interrogava acusou mesmo os jornalistas de saberem da explosão antes desta ocorrer.

Depois de passarem a noite na prisão, os jornalistas foram libertados. Até ao momento, o Comando Central norte-americano não avançou com detalhes sobre o incidente, mas a Associated Press citou um militar anónimo segundo o qual os jornalistas terão violado certas “regras-base”.

Partilhe