Jornalistas da Agência Lusa aderem à greve geral

Os jornalistas da Agência Lusa, reunidos em plenário hoje, 10 de Novembro, aprovaram uma Resolução em que decidem aderir à greve geral de 24 de Novembro.

É o seguinte o texto, na íntegra, da Resolução aprovada no plenário:

Resolução

Os jornalistas da agência Lusa reunidos hoje em plenário decidiram aderir à greve geral de 24 de novembro por entenderem que, tal como os restantes trabalhadores portugueses, devem tomar uma atitude para mostrar a sua indignação.

Decidiram ainda participar na manifestação nacional dos trabalhadores da administração pública, marcada para o próximo sábado, porque entendem ter os mesmos motivos para protestar, apesar de não serem funcionários públicos, dado que estão a sofrer os mesmos cortes.

O Plenário decidiu também exigir à Administração da Lusa esclarecimentos sobre o futuro da empresa, sobre os resultados da reunião com o ministro da tutela e sobre a posição a assumir relativamente aos cortes dos subsídios de férias e de Natal.

Os jornalistas da Lusa não aceitam que o Governo lhes tire os subsídios de férias e de Natal dos próximos dois anos, depois de terem sofrido um corte nos salários ao longo do ano de 2011 e o congelamento salarial em 2010.

Os jornalistas da Lusa, tal como os restantes trabalhadores portugueses estão a pagar mais impostos, a sofrer os efeitos do aumento do custo de vida e dos cortes das prestações sociais.

Por isso não entendem porque é que têm de pagar mais para uma divida externa pela qual não se sentem responsáveis.

Por tudo isto os trabalhadores da Lusa vão aderir à greve geral.

Contra a imposição de mais medidas de austeridade, contra a desregulamentação laboral, contra o aumento do custo de vida.

Vamos paralisar no dia 24.

Lisboa, 10 Novembro de 2011

O Plenário dos jornalistas da Lusa

Partilhe