Os jornalistas Pedro Coelho (SIC), Sara de Melo Rocha (RDP Açores), e Marisa Vitorino Figueiredo (jornal “Água & Ambiente”) são os vencedores nacionais da IV edição do Prémio de Jornalismo do Parlamento Europeu (PE).
As reportagens premiadas, segundo o júri nacional, destacam-se pela qualidade e promoção de um melhor conhecimento da União Europeia (UE) pelos cidadãos.
Na área de Televisão, a reportagem “O Perfil Grego”, do jornalista Pedro Coelho, imagem de Rodrigo Lobo e edição de imagem de Ricardo Tenreiro – SIC –, foi escolhida pelo “excelente trabalho de investigação” realizado sobre a crise na Grécia, apresentada “em discurso directo através do dia-a-dia das pessoas”, num contexto europeu.
No respeitante à Rádio, a reportagem “Coleccionar Odisseias”, da jornalista Sara de Melo Rocha e sonoplastia de José Gamboa – RDP Açores –, mereceu a distinção pelo “trabalho jornalístico dinâmico e de qualidade”, que faz a ligação entre os Açores e a União Europeia, através de uma viagem pelo programa de mobilidade de jovens “Eurodisseia”.
Finalmente, na área Imprensa, a reportagem “O Futuro do Ambiente”, da autoria da jornalista Marisa Vitorino Figueiredo – jornal “Água & Ambiente” –, conquistou o prémio por se distinguir pela “qualidade jornalística e relevância europeia”, ao dar a conhecer o que a União Europeia (UE) está a fazer na área do Ambiente através de “diferentes perspectivas e intervenientes”.
O júri português foi constituído pela presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, Adriana Niemeyer, pela vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas, Rosária Rato, pela secretária-geral da Associação Portuguesa da Imprensa, Joana Ramada Curto, e pela directora do CenJor (Centro de Formação de Jornalistas), Deolinda Almeida.
Os trabalhos portugueses agora distinguidos vão concorrer com os seleccionados nos restantes 26 estados-membros da UE. O vencedor europeu de cada uma das quatro categorias a concurso – que recebe um prémio de cinco mil euros – será conhecido em Outubro de 2011.
No total, foram recebidos este ano 355 candidaturas dos 27 estados-membros da UE.
O júri europeu será constituído por três eurodeputados e seis representantes dos jornalistas em Bruxelas