Jornalistas agredidos pela polícia no Nepal

O jornalista de rádio Tilak Mahat foi alvo de violência policial quando cobria uma manifestação pró-democracia, a 13 de Setembro, em Katmandu, no Nepal.

De acordo com relatos da Federação de Jornalistas Nepaleses (FNJ), o repórter da Rupandehi FM estava a mostrar o cartão de imprensa quando foi atacado pela polícia, tendo depois seguido para o hospital, onde recebeu quatro pontos na cabeça.

Também ao hospital recorreu o fotógrafo Suresh Sainju, devido a ferimentos ligeiros sofridos durante a cobertura dos protestos, assim como outros jornalistas que alegaram ter sido agredidos por bastões policiais ou ter sido vítimas do gás lacrimogéneo lançado pelas autoridades.

Nas duas últimas semanas, os protestos no país têm subido de tom, tendo muitos jornalistas sido vítimas de agressões enquanto cobrem os acontecimentos, algo que segundo Ann Cooper, directora-executiva do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) não deveria acontecer, pois as autoridades deveriam proteger os jornalistas e garantir que estes não são atacados ou ameaçados.

Partilhe