Jornalista veterano morto no Bangladesh

Cinco homens armados com facas e machados assassinaram brutalmente Diponkar Chakrabarty, editor executivo do diário “Durjoy Bangla”, do Bangladesh, na noite de 2 de Outubro.

Segundo o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), que está a investigar se a morte do jornalista está relacionada com o seu trabalho, Diponkar Chakrabarty foi emboscado e decapitado pelos cinco indivíduos quando se dirigia para casa, em Sherpur.

Em declarações à France-Presse, a polícia disse que era provável que os assassinos fossem “profissionais” e, segundo a agência Press Trust of India, as autoridades suspeitam de grupos extremistas de esquerda.

Jornalista desde a década de 1970, vice-presidente do Sindicato Federal de Jornalistas do Bangladesh e presidente de várias associações de jornalistas locais, Diponkar Chakrabarty dissera anteriormente à Repórteres Sem Fronteiras (RSF) que se sentia ameaçado por ter revelado que havia criminosos que beneficiavam da protecção de alguns políticos em Sherpur.

Chocados com a morte do editor do “Durjoy Bangla”, os jornalistas de Sherpur e Bogra exigiram às autoridades que encontrassem os assassinos, organizaram uma marcha silenciosa e durante três dias apresentaram as primeiras páginas dos jornais regionais em branco, como protesto.

Diponkar Chakrabarty é o quarto jornalista a ser morto no Bangladesh este ano, depois dos assassinatos de Manik Shaha, em Janeiro, Humayun Kabir, em Junho, e Kamal Hossain, em Agosto.

Partilhe