Jornalista veterano assassinado no Paquistão

Mohammad Ismail, chefe da delegação de Islamabad da agência noticiosa independente Pakistan Press International, foi encontrado morto na manhã de 1 de Novembro, vítima de brutal agressão com um objecto contundente que lhe destruiu o crânio.

Não há qualquer ideia do que poderá ter motivado o ataque, uma vez que o jornalista – que estava quase a reformar-se – levava consigo objectos de pouco valor quando foi agredido, salientou Mazhar Abbas, secretário-geral do Sindicato Federal de Jornalistas do Paquistão (PFUJ), que falou com familiares de Mohammad Ismail.

Segundo o PFUJ, nos últimos seis meses foram mortos quatro jornalistas e os irmãos mais novos de dois repórteres, agentes dos serviços secretos detiveram e torturam quatro outros profissionais e têm havido diversos incidentes violentos e ameaças a jornalistas.

Face ao clima de impunidade geral relativo a estes crimes contra membros da imprensa, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) instaram o governo do general Pervez Musharraf a lançar uma investigação exaustiva ao crime, acabando com a passividade que o seu governo tem manifestado nesta matéria.

Partilhe