Jornalista russo condenado a trabalhos forçados

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) expressou, no dia 22, o seu descontentamento pela condenação do jornalista russo German Galkin a um ano de prisão com trabalhos forçados por acusação de difamação de oficiais na região Cheliabinsk.

German Galkin, responsável pela “Rabochaya Gazeta”, editor-delegado do diário “Vecherny Cheliabinsk” e líder da bancada local do partido da oposição Liberal Rússia, foi detido quando viajava para Yekaterinburg.

O jornalista, que já recorreu da sentença, foi julgado à porta fechada por alegadamente difamar dois delegados, Konstantin Bochkarev e Andrei Kosilov, acusando o segundo de roubo. Anteriormente, German Galkin fora agredido à porta de casa após a publicação de artigos em que criticava oficiais locais do governador Piotr Sumin.

Perante a sentença, a RSF sublinha que desde 1991 nenhum jornalista na Rússia era condenado por difamação e alerta para a possibilidade deste episódio abrir um grave precedente no desrespeito das leis internacionais sobre liberdade de imprensa.

Partilhe