Jornalista reformado detido por artigo de há 12 anos

O jornalista panamiano Carlos Núñez esteve 19 dias detido após ter sido condenado in absentia num caso de difamação relativo a um artigo escrito há 12 anos sobre problemas ambientais para o jornal “Crítica”, já extinto.

O profissional de 70 anos, já reformado, foi detido a 26 de Junho num cibercafé perto de casa e ficou sob custódia policial até 14 de Julho, sabendo pelos agentes que o detiveram que tinha sido sentenciado a um ano de prisão pela difamação de um proprietário de terras que, num artigo de 1998, acusara de actividades danosas para o ambiente no arquipélago de Bocas del Toro, no noroeste do Panamá.

“Estou aqui por defender os habitantes da região e as pessoas que lutam pelo respeito pelo ambiente”, afirmou Carlos Núñez à saída da prisão.

Considerando que o julgamento in absentia impediu o jornalista de se defender devidamente neste caso, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) apelou a uma revisão da sentença e à libertação do jornalista, entretanto concedida, e alertou para os perigos que podem afectar os profissionais que expõe atentados ambientais.

Partilhe