Jornalista processado por difundir vídeo de Sarkozy

Augustin Scalbert, jornalista do sítio Rue89, foi processado pela emissora televisiva France 3 por difundir na Internet um vídeo de 30 de Junho de 2008, que mostra o presidente Nicolas Sarkozy fora do ar, momentos antes de uma entrevista àquele canal público.

Espantando por ser acusado de “roubo, posse de bens roubados e contrafacção” quando apenas estava a divulgar um vídeo de interesse público no exercício da sua profissão, Augustin Scalbert corre o risco de ser condenado a 5 anos de prisão e uma multa de 375 mil euros.

A filmagem em causa mostra Nicolas Sarkozy nos bastidores a repreender um técnico que se recusou a saudá-lo, a perguntar ao jornalista Gérard Leclerc – que criticara medidas governamentais relativas à radiodifusão – há quanto tempo estava “emprateleirado” e a sugerir ao director de informação da France 3, Paul Nahon, uma questão que gostaria que lhe fosse colocada durante a entrevista.

De acordo com o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), muitos advogados especializados em comunicação acreditam que o caso não irá a lado algum pois, em caso de condenação, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos decerto a contrariará. Porém, também consideram que o processo revela um novo padrão de intimidação aos jornalistas por parte de Sarkozy, usando a sua influência sobre a France 3.

Partilhe