Jornalista preso no Quénia

A polícia queniana deteve David Ochami, profissional do “Kenya Times”, um jornal da oposição, depois de este ter escrito um artigo de opinião em que, de acordo com as autoridades, incita a população a levar a cabo um golpe contra o presidente Mwai Kibaki.

A prisão do jornalista, que ainda não foi formalmente acusado, tem lugar num momento em que a situação política no Quénia está ao rubro devido ao referendo para a nova Constituição do país, que levará os quenianos a pronunciarem-se a favor ou contra no dia 21 de Novembro.

No artigo publicado a 25 de Setembro, David Ochami escreveu que o Quénia está à beira do colapso e da rebelião, acusando o presidente Mwai Kibaki de trair a confiança do povo e defraudar o processo de revisão constitucional.

O “Kenya Times” pretence ao partido da oposição Kenya African National Union (KANU), que esteve no poder desde a independência do Quénia, em 1963, e as eleições de 2002, que deram a vitória a ao partido do actual presidente, o National Rainbow Coalition (NARC).

Em Agosto de 1982, militares da força aérea tentaram depor o presidente Daniel Arap Moi, mas a tentativa de golpe falhou devido à intervenção de soldados leais ao presidente.

Partilhe