Jornalista preso no Nepal

O jornalista Robin Poudel, editor do semanário “Tanahu Aawaj”, no Nepal, foi detido a 8 de Abril pela polícia enquanto cobria uma manifestação em Damauli contra o estado de emergência no país, e enfrenta agora três meses de prisão.

De acordo com o jornal “The Kathmandu Post”, o mandado de captura foi emitido no âmbito do Public Security Act, que determina a prisão preventiva dos que forem considerados uma ameaça à tranquilidade e segurança públicas.

Várias dezenas de jornalistas foram detidos desde que, a 1 de Fevereiro, o rei Gyanendra decretou o estado de emergência no país, encontrando-se alguns deles ainda encarcerados, segundo revela a Federação de Jornalistas Nepaleses.

“Robin Poudel é a mais recente vítima do ataque governamental contra a comunicação social privada”, afirmou Ann Cooper, directora-executiva do Comité para a Protecção dos Jornalistas, apelando ao governo nepalês para que liberte de imediato todos os repórteres ainda detidos e permita à população ser devidamente informada de assuntos de interesse público, “como as reacções ao estado de emergência”.

Ann Cooper encontra-se presentemente no Nepal, numa missão que visa examinar as severas restrições ao trabalho da imprensa, impostas a partir do momento em que Gyanendra dissolveu o governo.

Partilhe