Jornalista preso na China

O jornalista Yang Tianshui foi preso pela polícia chinesa a 24 de Dezembro, acusado de “incitar à subversão”. Até à data, a família do jornalista não teve quaisquer notícias dele, noticiou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Yang Tianshui é conhecido pela sua oposição ao regime chinês, e esteve preso entre 1990 e 2000 acusado de “actividades contra-revolucionárias”, após ter criticado publicamente o alegado massacre de Tiananmen.

Em 2004, o jornalista de 43 anos foi novamente preso, desta vez por duas semanas, por ter escrito artigos sobre o 15º aniversário das manifestações de Tiananmen e, recentemente, noticiou alegadas torturas de activistas dos direitos humanos e protecção oficial a alguns criminosos.

Paralelamente a este caso, o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Kong Quan, considerou os relatórios de várias organizações sobre os direitos humanos na China, entre os quais o da RSF, como “irresponsável” e “pouco profissional”.

A esta acusação, a organização reagiu com choque, pois não compreende como podem as autoridades negar o fraco estado da liberdade de imprensa no país quando estão 27 jornalistas presos.

Partilhe