Jornalista premiada por reportagem que a fez perder emprego

A jornalista Claire O’Brien, ex-repórter do “Dodge City Daily Globe”, recebeu quatro prémios da Associação de Imprensa do Kansas, um dos quais pela reportagem que a fez perder o emprego no início de Março.

Os galardões conquistados por Claire O’Brien foram o primeiro prémio na categoria news story, bem como os terceiros prémios nas categorias de jornalismo de investigação, negócios locais e feature.

Segundo Lucy Dalglish, directora-executiva do Comité de Repórteres pela Liberdade de Expressão (RCFP), o despedimento da jornalista ocorreu de forma súbita e “bastante perturbadora” depois de a jornalista ter sido chamada a tribunal para falar sobre o artigo agora premiado, que consiste numa entrevista a um presidiário.

Inicialmente, as autoridades judiciais intimaram a jornalista a revelar a identidade de uma fonte confidencial que era citada, mas Claire O’Brien recusou-se e apresentou recurso para uma instância superior, sem sucesso. Porém, acabou por não ter de quebrar o sigilo, pois a própria fonte decidiu revelar a sua identidade à justiça.

Partilhe