Jornalista peruano acusado de revelar segredos de Estado

O julgamento do jornalista Mauricio Aguirre Corvalán, acusado de “actividades contra o Estado por ter revelado segredos de Estado”, começou a 2 de Junho num tribunal de Lima, Peru.

O caso remonta a Setembro de 2003, altura em que Aguirre divulgou uma cassete de vídeo no programa televisivo “Quarto Poder”, de que então era director. A gravação, feita em 1998 por um dos filhos do ex-presidente Alberto Fujimori, mostra uma reunião do presidente com o Conselho de Defesa Nacional em que se discutem questões relacionadas com o conflito entre o Peru e o Equador.

Apesar do jornalista apenas ter usado excertos da gravação no seu programa como suporte da entrevista que fez ao secretário de impresa de Fujimori, e de a mesma cassete ter sido usada pelo ex-presidente durante a campanha em que se recandidatou à presidência, em 2000, as autoridades insistem nas acusações.

Aguirre está impedido de mudar o seu local de residência e foi obrigado a depositar uma caução de 10.000 soles (cerca de 3000 dólares).

Partilhe