Jornalista paquistanês acusado de conspiração

O jornalista freelance Khawar Mehdi Rizvi foi acusado de rebelião e conspiração pelas autoridades paquistanesas. A acusação, proferida a 24 de Janeiro, é passível de levar a uma pena de prisão perpétua.

Khawar Mehdi Rizvi, cuja prisão foi negada durante semanas pelas autoridades paquistanesas, é acusado de ter forjado uma filmagem de actividades dos talibãs no Paquistão e de tentar difamar o país.

O jornalista foi detido em Dezembro quando trabalhava como contacto local dos jornalistas franceses Marc Epstein e Jean-Paul Guilloteau, do semanário “L’Express”, que também estiveram presos mas foram posteriormente libertados.

Os repórteres deslocaram-se a Quetta em busca de informação sobre actividades dos talibãs na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão, sendo mais tarde detidos por não possuírem o visto de entrada necessário para aquela região do país.

Khawar Mehdi Rizvi é também acusado de ter montado, com duas pessoas, uma encenação de actividades dos talibãs para a filmagem dos jornalistas franceses, que já asseguraram a fidelidade da mesma.

Como Khawar Mehdi Rizvi está preso em local desconhecido, a sua versão sobre a veracidade da filmagem, que foi difundida no canal televisivo estatal PTV, ainda não é conhecida.

Partilhe