Jornalista norte-americano expulso das Maldivas

O jornalista norte-americano Phillip Wellman foi expulso a 19 de Janeiro das Maldivas e proibido de regressar ao país durante dois anos, alegadamente devido a irregularidades no seu visto.

Colaborador do sítio da oposição Minivannews.com, sediado em Colombo, capital do Sri Lanka, Wellman chegou ao arquipélago em Setembro para trabalhar para o referido órgão de comunicação, sendo detido pelas autoridades a 3 de Novembro quando cobria a detenção de membros da oposição no atol de Gaaf Dhal e acusado de “actividades militantes”, juntamente com o seu camarada de profissão Graham Quick.

Expulso do país, o jornalista foi informado duas semanas mais tarde de que poderia regressar às Maldivas, o que tentou fazer a 14 de Janeiro, após ter contactado os serviços de imigração e ter recebido autorização verbal para o efeito.

Três dias depois de ter chegado a Malé, Phillip Wellman foi interpelado por funcionários do serviço de imigração e avisado de que teria de abandonar o país por não possuir “autorização oficial”, sendo notificado de que não poderia regressar ao arquipélago nos próximos dois anos.

Partilhe