Jornalista nepalês hospitalizado após agressão policial

A polícia nepalesa agrediu com bastões cinco jornalistas que cobriam um protesto político realizado a 6 de Setembro em Katmandu, tendo um dos repórteres sido hospitalizado com ferimentos graves.

O jornalista ferido com gravidade foi Bharat Shahi, editor do “Chuli Sandesh Weekly”, que foi pontapeado e agredido na cabeça com bastões, antes de ser detido pelas autoridades e, posteriormente, enviado para o hospital para tratamento.

Os outros quatro profissionais atacados, detidos e posteriormente libertados foram Bhimsen Rajbahak, jornalista do “Communication Corner”, Kamal Pariyar, do semanário “Jana Sangharsa”, Rodan Rai, fotógrafo do “The Himalayan Times”, e Gyanendra Sharma, da Nepal One TV.

Segundo fontes da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), a actuação policial teve origem na acção provocatória de algumas pessoas que se fizeram passar por jornalistas e insultaram os agentes, o que de acordo com a organização é “extremamente preocupante”, pois “a polícia deve proteger contra a violência, não instigá-la”.

Partilhe