Jornalista morto na Índia

O assassinato do jornalista Parmanand Goyal, do diário “Punjab Kesari”, no passado dia 18 de Setembro, originou já uma carta de protesto da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) ao primeiro-ministro indiano e levou o Comité para a Protecção dos Jornalistas a abrir uma investigação sobre os motivos do crime.

De acordo com relatos da imprensa local, Parmanand Goyal foi alvejado e morto na sua casa, em Kaithal, província de Haryana, no norte da Índia, por três homens não identificados. Segundo o filho do jornalista, os homens alvejaram Parmanand Goyal após terem proferido ameaças acerca de artigos sobre a polícia e uma figura política local, tendo fugido em seguida.

Presidente da unidade Kaithal do Sindicato de Jornalistas de Haryana, Parmanand Goyal tinha sido preso em Maio por acusações de corrupção – que a família diz serem fabricadas – e libertado sob fiança no início deste mês.

Dadas as suspeitas de motivações políticas para o crime, a FIJ insta o governo indiano a realizar uma investigação séria ao assassinato do jornalista, de modo a esclarecer o sucedido e a mostrar que os princípios da liberdade de imprensa e da segurança dos jornalistas são respeitados na Índia.

Partilhe