Jornalista morto a tiro na Tailândia

O jornalista Kiat Saetang, editor do quinzenário “Had Yai Post”, foi morto a tiro no dia 14 de Fevereiro perto de um mercado central na cidade de Had Yai, na província tailandesa de Songkhla.

Segundo testemunhas, Kiat Saetang, de 54 anos, conduzia a sua motorizada quando foi alvo de três tiros pelas costas, disparados por um de dois homens que seguiam noutra moto. Apenas duas balas o atingiram, mas o jornalista teve morte imediata, tendo os autores do crime fugido de seguida.

Suchin Saetang, mulher do jornalista, disse à polícia que o assassínio está, muito provavelmente, relacionado com trabalhos jornalísticos que revelavam a conduta imprópria de alguns políticos locais, acrescentando ainda que Kiat Saetang andava a receber ameaças telefónicas.

Kiat Saetang, conhecido pelos seus duros comentários à actuação dos políticos, é o primeiro jornalista regional a ser morto em 2005, segundo o Instituto Internacional para a Segurança da Imprensa (INSI).

No entanto, no início de Fevereiro, um repórter do canal privado tailandês iTV na província de Pattani foi alvejado e agredido com gravidade, continuando por esclarecer se a tentativa de assassinato teve relação com a cobertura das eleições no país, já que se estava em fase de campanha.

Partilhe