Jornalista grego detido na Turquia

A detenção de um jornalista de televisão grego e do seu técnico pelo exército turco a 7 de Outubro desagradou à Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que apela à sua imediata libertação.

Yiannis Kanelakis, da estação independente Mega, e o seu colega Anestis Moutafis foram presos em Caykara, perto de Trebizonda, no norte da Turquia.

Robert Ménard, secretário-geral da RSF, instou o ministro do interior turco Abdulkadir Aksu a dar uma explicação sobre as detenções à organização e ao consulado grego. Lembrou ainda às autoridades turcas o compromisso de respeitar os princípios de liberdade de imprensa da União Europeia e, em particular, a não perseguição de jornalistas sob a alegação de “insulto à Nação”.

O jornalista e o técnico estavam em reportagem junto da população grega na região turca de Pontos, na companhia de membros da Federação dos Gregos Pônticos, quando foram presos devido à queixa de um habitante local de que estariam a fazer “propaganda pôntica”.

Os dois responsáveis foram, entretanto, libertados, mas Yiannis Kanelakis e Anestis Moutafis continuam detidos, além de terem as suas gravações e apontamentos confiscados pelas autoridades, que, segundo o consulado grego, planeiam verificar se não contêm informação insultuosa para a Turquia.

Partilhe