Jornalista grego assassinado

O jornalista grego Sokratis Giolias, que dirigia a rádio Thema FM e publicava trabalhos de investigação no blogue Troktiko, foi morto a tiro a 19 de Julho em Atenas, naquele que é o primeiro assassinato de um profissional da comunicação na Grécia em mais de duas décadas.

O crime ocorreu ao início da manhã, quando três indivíduos bateram à porta da casa do jornalista, alegando que o seu automóvel havia sido roubado, e, mal este saiu, dispararam cerca de 20 tiros que lhe causaram morte imediata, fugindo em seguida numa viatura que, mais tarde, foi encontrada abandonada e incendiada.

Segundo Panos Sobolos, presidente do Sindicato de Jornalistas de Atenas, “alguém quis silenciar um grande repórter de investigação, que pisou vários calos com os seus trabalhos”. Opinião similar têm a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), que instaram as autoridades gregas a investigar o caso e a garantirem a segurança da classe, que está compreensivelmente alarmada.

Apesar de os ataques violentos aos meios de comunicação social não serem raros na Grécia, o último homicídio de um jornalista no país registou-se na década de 80, quando um grupo de extrema-esquerda assassinou um jornalista conservador.

Partilhe