Jornalista Fernando Fitas distinguido em Almada

A colectânea de poesia “Ressoar das Águas” valeu esta terça-feira, dia 15, a Fernando Fitas, o Prémio de Poesia e Ficção de Almada 2003, instituído pela Câmara Municipal daquela cidade e que tem o valor monetário de dois mil euros.

O original de poesia do jornalista e escritor concorreu com catorze outras obras inéditas e foi o escolhido pelo júri, que contou com elementos da autarquia local, da Sociedade de Língua Portuguesa e da Associação Portuguesa de Escritores.

Fernando Fitas, de 47 anos, começou por ser jornalista de “O Século”, em 1975, vindo depois a colaborar com o “24 Horas”, “Tal e Qual”, “Voz do Sul” e “Outra Banda”, com a revista “Alma Alentejana” (de que foi director editorial) e com a Agência Polaca de Imprensa – Interpress.

Publicou o primeiro livro de poesia, “Canto Amargo”, em 1978, a que se seguiria a novela “Cantos de Baixo” (1989), e tem outros volumes de prosa e poesia editados, tendo já recebido o Prémio de Poesia Cidade de Moura (1997) e o Prémio Literário Raul de Carvalho (2001).

Partilhe