Jornalista egípcio libertado mediante fiança

O procurador da segurança do Estado egípcio ordenou, a 8 de Fevereiro, a libertação do repórter Ibrahim al-Sahari, do diário “Al-Alam al-Youm”, detido por actividades contra o regime, depois deste ter pago uma fiança de cerca de 130 euros.

O jornalista estava preso desde 28 de Janeiro, acusado de agredir um agente da autoridade, ter em sua posse panfletos anti-sistema e incitar o público durante os protestos no exterior da feira internacional do livro no Cairo contra um eventual quinto mandato do presidente Hosni Mubarak.

Ibrahim al-Sahari tinha iniciado uma greve de fome a 7 de Fevereiro – dia em que foram libertados um jornalista do diário “Al Ghad” e um advogado ligado à oposição, presos na mesma ocasião que o repórter do “Al-Alam al-Youm”.

A detenção motivou um pedido do sindicato de jornalistas egípcio perante o ministro da Justiça, Mahmoud Abou El-Leil, e o primeiro-ministro, Ahmed Nazif, no sentido destes aprovarem uma lei que proíbe o encarceramento de jornalistas, prometida há um ano por Hosni Mubarak.

Quem também fez ouvir a sua voz contra a repressão da imprensa foi a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que condenou a apreensão, a 30 de Janeiro, de exemplares de publicações socialistas legalizadas. Lembrando que “os dias de intimidação e censura como forma de lidar com o jornalismo independente acabaram”, a FIJ apela a que o Egipto garanta liberdade de expressão para todos.

Partilhe