Jornalista do Paraguai resiste a pressões políticas

Um jornalista e dirigente sindical do Paraguai foi despedido da rádio onde trabalhava, por se ter recusado a aceitar um “acordo comercial” entre a estação e um político, de acordo com o qual apenas seriam realizadas entrevistas favoráveis à imagem desse membro do Partido Colorado.

O jornalista Carlos Bottino foi informado pela administração de que existia um acordo comercial com Reinero Santacruz, um pré-candidato ao cargo de governador da região do Alto Paraná. A rádio Corpus de Ciudad del Este foi paga para beneficiar a imagem desse candidato. Apenas seriam entrevistados políticos favoráveis a Santacruz e nunca deveriam ser mencionados problemas anteriores do candidato com a justiça.

Apesar de ter conhecimento dessa ordem interna, Bottino manteve-se fiel aos factos e recusou ocultar a verdade ao público. Essa atitude levou a rádio a dizer-lhe que perderia o emprego se não aceitasse as regras impostas por Santacruz. O jornalista não aceitou e foi despedido.

O caso foi denunciado pelo Sindicato de Periodistas de Paraguay (SPP), cuja filial em Ciudad del Este era dirigida por Carlos Bottino. O sindicato condenou energicamente esta atitude da direcção da rádio, que cedeu a pressões políticas, em vez de respeitar o seu compromisso com a verdade. Para o SPP, estas atitudes impedem a liberdade de informar e não permitem aos eleitores do Alto Paraná conhecer os candidatos que se apresentarão às eleições em Abril de 2003.

O sindicato lançou um alerta aos jornalistas de todo o país, para que não cedam a alianças entre empresas de comunicação social e candidatos políticos, por motivos comerciais ou políticos e garantam uma cobertura isenta e pluralista do acto eleitoral.

Partilhe