Jornalista detido por difamação no Camboja

O jornalista cambojano Pa Guon Tieng foi detido a 4 de Janeiro e formalmente acusado um dia depois por cumplicidade num caso de difamação, em virtude da sua participação numa manifestação contra o acordo fronteiriço entre o Camboja e o Vietname.

A detenção foi levada a cabo pela polícia fronteiriça quando Pa Guon Tieng, responsável pela produção de um programa de rádio do Centro Cambojano para os Direitos Humanos (CCHR) chamado “Voice of Democracy” – que é transmitido pela Beehive Radio 105 FM –, estava em reportagem com duas outras pessoas na província de Stung Treng, no nordeste do país.

Os dois acompanhantes de Pa Guon Tieng foram entretanto libertados, mas o jornalista foi levado para a prisão de Prey Sar, na capital Phnom Penh, onde não tem direito a visitas nem a fiança.

O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) considera que esta detenção “reflecte um padrão de deterioração da liberdade de imprensa no Camboja”, e lembra que nos últimos meses o governo prendeu vários jornalistas e activistas dos direitos humanos, alguns dos quais por criticarem o acordo fronteiriço com o Vietname.

Partilhe