Jornalista detido na Coreia do Sul

O jornalista sul-coreano Chun Keun Lee, funcionário da estação pública de televisão MBC, foi detido na noite de 25 de Março em Seul, por ordem da procuradoria e na sequência de uma queixa do Ministério da Agricultura contra uma reportagem sobre importações de bife oriundas dos EUA.

Chun Keun Lee e a mulher seguiam de carro, perto da sede da MBC, quando, às 22h20, dois ou três carros não identificados lhes bloquearam a passagem, saindo de dentro deles agentes da polícia que intimaram o jornalista a ir ao gabinete do procurador de Seul. Perante a recusa deste, a polícia mostrou um mandado de detenção e levou-o à força.

Em declarações à Repórteres Sem Fronteiras (RSF), o jornalista rejeita a legalidade de todo o procedimento iniciado pelo governo contra si e outros colegas e que lhes poderá valer até cinco anos de prisão, pois «já foram pedidas desculpas pelos pequenos erros de tradução presentes numa reportagem» que em Abril de 2008 desencadeou uma onda de protestos públicos contra o governo.

Criticando a actuação das autoridades, a RSF considera que “deter um jornalista à noite para o levar perante um procurador é um procedimento abusivo que não abona em favor da democracia sul coreana, especialmente quando se sabe que foi o governo quem levantou a queixa”.

Recorde-se que há poucos dias, num caso separado, quatro activistas sindicais da emissora pública YTN foram detidos pela polícia na sequência de uma queixa da empresa contra um protesto pacífico dos jornalistas em defesa da independência editorial da estação.

Partilhe