Jornalista despedido após interromper presidente

O jornalista russo Roman Dobrokhotov foi despedido da rádio Daqui Moscovo, onde conduzia há anos um programa sobre política e sociedade, depois de ter interrompido um discurso de Dmitri Medvedev sobre as alterações que este pretende efectuar à Constituição.

Segundo o jornalista, o director da rádio alegou “redução de quadros” para justificar o despedimento, porém a decisão teve lugar pouco depois da intervenção intempestiva de Dobrokhotov aquando do discurso presidencial sobre as alterações à lei fundamental, que permitirão aumentar o mandato do presidente de quatro para seis anos e o dos deputados da Duma Estatal de quatro para cinco anos.

Dirigente do movimento da oposição Nós, o jornalista começou por gritar “As emendas à Constituição são uma vergonha, queremos eleições livres!”, e quando Medvedev prosseguiu o discurso referindo “as possibilidades que a Constituição abre para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da legislação russa”, voltou a intervir, dizendo: “No país há censura!”.

Quando os agentes da segurança de Medvedev se aproximaram de Roman Dobrokhotov para o expulsar da sala, o Presidente parou o discurso e disse: “Que fique, que ouça. Sinceramente falando, a Constituição foi aprovada para que cada um possa expor a sua própria posição”, mas a segurança não cumpriu as ordens do Presidente e expulsou-o, conduzindo-o a uma esquadra da polícia, de onde foi libertado algumas horas depois.

Partilhe