Jornalista de “The Guardian” expulso do Irão

O jornalista Dan DeLuce, correspondente do diário britânico “The Guardian” em Teerão, foi expulso do país por ter feito uma reportagem sem autorização em Bam, no sudeste do país.

O facto foi de imediato contestado pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF), para quem “a decisão desrespeita a liberdade de imprensa e mostra, mais uma vez, que as autoridades iranianas não toleram críticas”, o que se comprova com os mais de 12 jornalistas presos naquele país.

Dan DeLuce foi pela primeira vez a Bam em Fevereiro deste ano, para cobrir uma visita do Príncipe de Gales, na sequência do terramoto de 26 de Janeiro que vitimou 26 mil pessoas.

Quando solicitou autorização para uma segunda visita, as autoridades recusaram-na, mas o jornalista foi na mesma, com o objectivo de ajudar uma organização humanitária iraniana.

Segundo a direcção de “The Guardian”, Dan DeLuce não pretendia escrever qualquer artigo sobre esta deslocação a Bam, mas mudou de ideias quando se deparou com as críticas dos locais à política de reconstrução do governo.

Caso o pretenda, dentro de três meses Dan DeLuce poderá apresentar novo pedido de visto e acreditação de jornalista às autoridades iranianas.

Partilhe