Jornalista da RDP/Madeira agredido

Um repórter da RDP/Madeira foi alvo de agressões físicas e verbais, a 4 de Janeiro, quando se encontrava em serviço no estádio Eng.º Rui Alves, a fazer a cobertura do encontro entre o Clube Desportivo Nacional e o Alverca. O SJ vai apresentar queixa às autoridades competentes.

A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas, em comunicado, lamenta que alguns dirigentes do Clube Desportivo Nacional tenham incentivado os seus adeptos a agredir o jornalista da RDP, considerando tal atitude “uma violação da liberdade de imprensa e um incentivo à prática de um crime”.

O SJ, que vai apresentar queixa às entidades competentes, regista por outro lado a solidariedade dos jornalistas em serviço naquele estádio para com o camarada agredido.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

Comunicado

A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas condena veementemente as agressões físicas e verbais de que foi alvo, ontem à tarde, o repórter de informação da RDP/Madeira que estava de serviço no Estádio Eng. Rui Alves durante o encontro entre o Clube Desportivo Nacional e o Alverca.

O Sindicato dos Jornalistas lamenta que alguns dirigentes do Clube Desportivo Nacional tenham incentivado os seus adeptos à violência física e verbal contra o referido repórter, num gesto de violação da liberdade de imprensa e do estatuto do jornalista e de incentivo à prática de um crime.

O Sindicato dos Jornalistas louva publicamente todos os jornalistas presentes na sala de imprensa do Estádio Eng. Rui Alves que, ao serem confrontados com a ordem de expulsão da sala do repórter da RDP/Madeira por um dirigente do Nacional, tomaram, em conjunto, a atitude digna e solidária de abandonar a respectiva conferência de imprensa.

O Sindicato dos Jornalistas também louva os jornalistas que denunciaram este reprovável acto, nas suas reportagens, dando cumprimento, dessa forma, ao ponto 3 do Código Deontológico do Jornalista.

O Sindicato dos Jornalistas fará tudo o que estiver ao seu alcance para denunciar a atitude anti-democrática e anti-desportiva dos dirigentes do Clube Desportivo Nacional, designadamente formulando queixa nas diversas entidades que superintendem o desporto e a ordem pública em Portugal.

Funchal, 05 de Janeiro de 2004

A Direcção Regional da Madeira do SJ

Partilhe