Jornalista da RDP atacado no Iraque está a salvo

O enviado da RDP/Antena 1 ao Iraque, José Manuel Rosendo, atacado na quinta-feira,13 de Novembro, por um grupo armado, quando viajava na estrada entre Nassíria e Bassorá, foi resgatado por militares norte-americanos e encontra-se bem.

Tudo começou cerca das 14 e 30 horas (11 e 30 de Lisboa), quando um grupo de homens armados abalroou o jipe em que seguiam José Manuel Rosendo e o seu guia-intérprete, que estava pouco atrás de um outro onde se encontravam Domingos Andrade e Alfredo Cunha, do “Jornal de Notícias”.

Os dois repórteres do “JN” conseguiram escapar e avisaram uma patrulha norte-americana da ocorrência. Os militares saíram em busca do jornalista português, encontrando-o cerca de uma hora depois, bem de saúde mas psicologicamente afectado. Os assaltantes roubaram todo o equipamento e bagagem de José Manuel Rosendo.

Esta é já a segunda vez que o repórter da Antena 1 vive uma situação complicada em cenários de guerra, depois de em Março deste ano ter sido detido na Turquia, juntamente com Alfredo Leite, do “JN”.

Nessa altura, os jornalistas foram detidos na sequência de uma reportagem efectuada numa aldeia curda e levados para uma prisão do exército. Foram libertados no mesmo dia, depois de presentes a um juiz e de assinar uma declaração explicando que desconheciam ter entrado numa zona militar proibida.

Partilhe