Jornalista da APTN morto em Mosul

O operador de câmara Saleh Ibrahim, da Associated Press Television News, foi morto a 23 de Abril enquanto cobria combates na cidade iraquiana de Mosul, num incidente que provocou ainda ferimentos ao seu colega e cunhado Mohamed Ibrahim, fotógrafo.

Em declarações à AP, um jornalista que testemunhou a cena disse que os dois profissionais da agência noticiosa foram atingidos no meio de um tiroteio entre tropas norte-americanas e insurgentes, na sequência de uma explosão na zona de al-Yarmouk Circle, em Mosul.

Saleh Ibrahim foi levado para um hospital local, mas morreu pouco depois de ter dado entrada, enquanto Mohamed Ibrahim foi tratado a ferimentos na cabeça, provocados por estilhaços, sendo posteriormente detido por tropas norte-americanas, que o libertaram um dia depois.

Ainda com poucas informações sobre o caso, o presidente da Associated Press, Tom Curley, prometeu que a agência levaria a cabo uma investigação profunda para compreender as circunstâncias que levaram à morte do seu jornalista de 30 anos, que era pai de cinco crianças.

Jornalista da Reuters detido

Num outro incidente, também a 23 de Abril, a polícia de Mosul deteve um operador de câmara da Reuters, Nabil Hussein, após um raide efectuado à casa deste, no qual foram ainda detidos um motorista e um outro jornalista.

Os dois últimos foram libertados no final desse mesmo dia, mas Nabil Hussein continua detido por razões desconhecidas, o que já levou o Comité para a Protecção dos Jornalistas a “exigir que as autoridades tornem público o motivo da detenção ou libertem o jornalista de imediato”.

Partilhe