Jornalista cubano em greve de fome

O estado de saúde do jornalista cubano Manuel Vázquez Portal, em greve de fome desde 30 de Abril como forma de protesto pelas condições em que se encontra na prisão, preocupa o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

Manuel Vázquez Portal, distinguido em Novembro de 2003 com o Prémio Internacional para a Liberdade de Imprensa do CPJ, faz parte do grupo de 29 jornalistas presos em Cuba.

Segundo o CPJ, o jornalista recusou a comida que os seus familiares lhe levaram durante a visita que têm direito a fazer-lhe de três em três meses, afirmando que ia dar início a uma greve da fome contra as condições em que se encontra: preso numa solitária em condições insalubres, na companhia de ratos, quase sem luz e a receber uma ração mínima e muitas vezes já deteriorada.

O escritor e jornalista da agência noticiosa independente “Grupo de Trabajo Decoro” foi detido em Março de 2003, ocasião em que a imprensa independente ou da oposição em Cuba sofreu uma brutal repressão, recorda o CPJ.

Manuel Vázquez Portal foi julgado à porta fechada em Abril, acusado de atentar contra a segurança e a economia do Estado, e condenado a 18 anos de prisão.

Autor de um diário da prisão em que descreve as condições em que os dissidentes políticos se encontram, Manuel Vázquez Portal já participou em greves da fome em Agosto e em Novembro de 2003 por solidariedade com outros detidos.

Partilhe