Jornalista congolês suspenso por entrevistar dissidente

O repórter Michel Mutabesha Bakuza, que trabalha na Radiotelevisão Nacional Congolesa (RTNC), foi suspenso a 8 de Maio na sequência da emissão de uma entrevista a Laurent Nkunda, um general dissidente e crítico do ritmo de integração das tropas que lidera nas forças armadas da República Democrática do Congo.

De acordo com o director da estação na localidade fronteiriça de Goma, Gabriel Lukeka, a suspensão por tempo indeterminado foi aplicada porque Michel Bakuza “quebrou a política editorial da estação” ao emitir a entrevista a Nkunda “sem o consentimento prévio da administração”.

Afirmando que a suspensão se devia a motivos “puramente administrativos”, o director ameaçou fixar a suspensão em três meses, caso o tema continuasse a ser discutido publicamente.

“A suspensão de Michel Mutabesha Bakuza contradiz as afirmações das autoridades de que a liberdade de imprensa é respeitada, e parece mesmo contrariar a própria lei de imprensa da República Democrática do Congo”, afirmou o director-executivo do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), Joel Simon, que instou a RTNC a anular de imediato a ordem de suspensão.

Partilhe