Jornalista condenado em Cuba

Albert Santiago Du Bouchet Hernández, director da agência noticiosa Havana Press, foi detido a 6 de Agosto, julgado três dias depois e condenado a um ano de prisão por “desrespeito” ao chefe da polícia de Artemisa – localidade a 60 quilómetros da capital cubana – e por resistir às autoridades.

Todo o processo decorreu sem o conhecimento da família do jornalista, que foi avisada a 14 de Agosto do sucedido por uma nota que Albert Santiago Du Bouchet Hernández conseguiu fazer sair às escondidas da prisão de Melena del Sur.

Com esta detenção, o número de jornalistas presos em Cuba aumentou para 25, sendo o director da Havana Press o segundo profissional de comunicação detido desde o encontro da oposição em Maio deste ano. O primeiro foi Oscar Mario González, detido sem julgamento desde 22 de Julho.

“Apesar os apelos internacionais, o governo cubano continua a perseguir os jornalistas independentes. Condenamos a prisão de Du Bouchet Hernández com base em acusações falsas e instamos as autoridades a libertarem-no imediatamente e a acabarem com a intimidação da imprensa independente”, afirmou a directora-executiva do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), Ann Cooper.

Partilhe