Jornalista condenado à morte na Birmânia

Zaw Thet Htway, chefe de redacção da revista birmanesa “First Eleven Sports Journal”, foi condenado à morte por um tribunal militar, numa sentença datada de 28 de Novembro, por alegadas actividades subversivas.

O jornalista é acusado, juntamente com outras oito pessoas, de tentar assassinar membros da Junta Militar que governa a Birmânia. A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a Associação de Média da Birmânia (BMA) repudiaram a condenação e desafiaram o primeiro-ministro birmanês, general Khin Nyunt, a provar as acusações.

De acordo com a Junta Militar, Zaw Thet Htway, que foi detido a 17 de Julho nas instalações da revista, esteve envolvido no planeamento de atentados e manteve contactos com organizações políticas no exílio.

Antigo preso político devido às suas actividades enquanto membro do Partido Democrático para uma Nova Sociedade (DPNS), Zaw Thet Htway questionou no “First Eleven Sports Journal” o real destino de um apoio internacional de quatro milhões de dólares para promover o futebol na Birmânia. Pouco depois, a revista divulgou uma reportagem acerca de uma multa imposta a uma equipa birmanesa por falta de comparência num torneio de futebol asiático.

A 24 de Julho, a Junta Militar birmanesa negou a acusação da RSF e da BMA de que o jornalista tivesse sido preso devido ao seu trabalho.

Partilhe