Jornalista chinês sai da prisão

O chefe de redacção do “Nanfang Dushi Bao”, Cheng Yizhong, foi libertado a 27 de Agosto, após mais de cinco meses de detenção, mas os seus colegas Yu Huafeng, chefe-de-redacção adjunto, e Li Minying, ex-editor, continuam presos.

A notícia foi avançada pelo Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), que ainda não conseguiu confirmar se o jornalista chinês pode voltar ao trabalho ou se, como algumas fontes sugerem, foi simplesmente colocado em prisão domiciliária.

Para o CPJ, as detenções destes três jornalistas podem ter sido motivadas pelas reportagens agressivas que tornaram o “Nanfang Dushi Bao” muito popular, de que são exemplo o espancamento até à morte de um jovem designer gráfico que estava sob custódia policial, em Março de 2003, e o ressurgimento de casos de pneumonia atípica em Dezembro, antes da divulgação pública dos mesmos por parte das autoridades.

Cheng Yizhong foi preso por agentes de segurança a 19 de Março deste ano, no mesmo dia em que um tribunal de Guangzhou condenava Yu Huafeng a 12 anos de prisão por corrupção e Li Minying a 11 por suborno.

Num julgamento de recurso, realizado a 7 de Junho, a pena de Li Minying foi reduzida para seis anos e a de Yu Huafeng para oito.

Em declarações à imprensa a 27 de Agosto, o advogado de Cheng Yizhong e Yu Huafeng criticou a sentença injusta aplicada a este último, acusando as autoridades de fabricarem casos injustos para “suprimir a liberdade de expressão”.

Partilhe