Jornalista chinês libertado após mais de 14 anos preso

Chen Yanbin, co-editor da revista “Tielu”, foi libertado a 12 de Abril, em Pequim, após mais de 14 anos de prisão, mas vai continuar privado de direitos cívicos e políticos por mais quatro anos.

Antigo estudante de Comunicação e Línguas Estrangeiras, Chen Yanbin, de 38 anos, foi condenado a 15 anos de prisão em Março de 1991 por “incitamento à rebelião” e por “difusão de propaganda contra-revolucionária” através de uma revista alternativa distribuída na capital chinesa.

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considera “injustificável” que as autoridades apenas tenham perdoado uns meses de pena a Chen Yanbin neste caso de delito de opinião e assinala que, ao privá-lo de direitos cívicos e políticos, o governo chinês mostra que continua a “tentar impedir os intelectuais de se pronunciarem”.

Entretanto, em Xian, noroeste do país, a 4 de Abril foi libertado Yan Jun, condenado a dois anos de prisão em 2003 por ter solicitado, numa publicação electrónica, a revisão da sentença que coube aos estudantes que se manifestaram na Praça Tiananmen em 1989.

Por seu turno, o jornalista dissidente Liu Jingsheng, que também já esteve detido, foi impedido, no dia 18 de Abril, de fazer uma conferência de imprensa para apresentar o Centro Informativo para os Direitos dos Cidadãos Chineses, que acabara de fundar.

Segundo a RSF, pelo menos 31 jornalistas e 64 internautas dissidentes continuam encarcerados nas prisões chinesas.

Partilhe