Jornalista chinês em vias de ser libertado

As autoridades chinesas deverão libertar dentro de dias o jornalista Zhao Yan, colaborador do “The New York Times”, depois de terem sido abandonadas as queixas de divulgação de segredos de Estado que contra ele existiam e que o colocavam em risco de ser condenado à pena de morte.

A notícia foi dada a 17 de Março em Beijing por Mo Shaoping, advogado de Zhao Yan, o qual acredita que esta decisão possa estar relacionada com a futura visita do presidente chinês Hu Jintao aos Estados Unidos, em Abril.

A libertação do jornalista – que chegou a perder dez quilos devido às condições em que esteve recluso numa cela solitária – não é contudo uma certeza, dado que continua a pender sobre ele uma acusação menor de fraude.

Recorde-se que Zhao Yan foi detido em Setembro de 2004, recebeu em 2005 o Prémio Repórteres Sem Fronteiras (RSF) – Fundação de França e é, segundo o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), um dos mais de trinta jornalistas que ainda estão presos na China.

Ciberdissidente condenado a dez anos

Sorte diferente da do jornalista do “The New York Times” teve Ren Zhiyuan, um professor de 27 anos que está detido desde 10 de Maio de 2005 e que a 17 de Março último foi condenado a dez anos de prisão pela publicação de artigos na Internet contra o governo chinês.

Partilhe