Jornalista canadiano enfrenta pena por desrespeito ao tribunal

O repórter canadiano Ken Peters, do “Hamilton Spectator”, ficou livre de acusações criminais, mas ainda pode ser condenado por desrespeito ao tribunal por se ter recusado a revelar a fonte que lhe havia passado documentos sobre alegados abusos num lar em 1995.

Este processo conheceu uma reviravolta inesperada a 26 de Novembro, quando o funcionário municipal Henry Merling assumiu ter sido a fonte que entregou a Ken Peters os documentos que deram origem à reportagem.

Apesar de deixar cair as queixas criminais e reconhecer que Ken Peters “é um homem honrado que tenta fazer o seu trabalho como jornalista”, o juiz David Crane decidiu avançar com um julgamento por desrespeito civil, cuja primeira audiência se realiza a 30 de Novembro.

“Os jornalistas não estão acima da lei”, frisou o magistrado, para quem a recusa de Ken Peters em quebrar o sigilo profissional “foi um desafio à autoridade do tribunal e uma obstrução à justiça” que lhe poderá custar o pagamento das despesas legais causadas pelo atraso no processo, caso seja considerado culpado.

Partilhe